Regras do futebolRegra 1: Campo de jogo
O campo de jogo é retangular e seu comprimento lateral, deve ser maior que o comprimento da linha de baliza. O terreno deve ser marcado por linhas. Estas linhas fazem parte integrante das áreas que delimitam. As duas linhas de marcação mais compridas denominam-se linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de baliza. O terreno de jogo será dividido em dois meios campos por uma linha de meio campo que unirá os pontos medios das linhas laterais. Ao meio desta linha está um ponto que define o centro do campo. Este ponto é o centro do campo e tem um círculo com raio de 9,15 metros.- Comprimento: entre 100 e 110 metros
- Largura: entre 64 e 75 metros
- Área de grande penalidade
- São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de baliza, a 16,5m do interior da cada poste da baliza. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo numa distancia de 16.5m e são unidas por uma linha paralela a linha da baliza. A área delimitada por estas linhas é a área de grande penalidade. Em cada área de grande penalidade, será marcado, uma marca a 11 metros de distância do ponto médio entre os postes. No exterior de cada área de grande penalidade traça-se, um semicírculo de raio 9,15 metros.
- Balizas
A bandeirola de canto deve ter no maximo 1,50 cm de altura e nao ser pontiaguda.
[editar] Regra 2: Bola
- Ser esférica;
- Ser de couro ou outro material adequado;
- Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
- Com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;
- Com pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm²) ao nível do mar.
[editar] Regra 3: O número de jogadores
Em competições oficiais organizadas pela FIFA, o máximo de substituições num jogo é de três jogadores, exceto o goleiro. O regulamento da competição deve precisar o número de suplentes - entre três no minimo e sete no maximo - que é possivel designarem nessa qualidade. Em jogos de Selecções Nacionais "A" pode utilizar-se um maximo de seis suplentes. Nos restantes jogos é possivel utilizar um maior numero de suplentes desde que haja um acordo prévio entre as equipes envolvidas, quanto ao número máximo de substituições e o árbitro seja informado antes do início do jogo. Caso contrário, não são permitidas mais de seis substituições.
A substituição de jogadores só ocorre com a autorização do árbitro, e deve ocorrer fora do terreno de jogo, junto à linha do meio campo. O jogador substituto só pode entrar em campo, quando o substituído já tiver saído. Se a substituição ocorrer de forma irregular, o árbitro deverá paralisar a partida, ordenar a saída do jogador que entrou irregularmente e reiniciar o jogo com um pontapé de livre indireto. Considera-se substituição consumada no momento em que suplente entra em campo. O jogador substituído não pode voltar a jogar mais no jogo. Em qualquer jogo, os nomes dos suplentes deverã constar na ficha de jogo antes do início do jogo. Caso contrário, nao poderá participar, por não ter sido inscrito.
Os goleiros podem ser substituídos 1 vez e à 2ª vez entra um defesa com a ordem do árbitro.
Nota: Todos os suplentes estão sujeitos à autoridade e decisão do árbitro, quer sejam ou não chamados a jogar.
[editar] Lei 4: O equipamento dos jogadores
Os jogadores não podem utilizar nenhum objeto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias). O uniforme completo consiste de:- Camisa de mangas curtas ou compridas
- Calções
- Meias Compridas
- Caneleiras (material adequado)
- Chuteiras
Obs.: a cor da camisa do quarteto de arbitragem deve ser diferente das cores das camisas de ambos os times.
[editar] Lei 5: O árbitro
O árbitro controlará a partida em cooperação com os árbitros assistentes. Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando julgar oportuno, no caso de que se cometam infrações às regras de jogo.
As decisões do árbitro sobre fatos em relação com o jogo são definitivas. O árbitro poderá mudar sua decisão unicamente se perceber que sua decisão é incorreta ou, se o julgar necessário conforme indicação de outro membro do quarteto de arbitragem, sempre que ainda não tenha reiniciado a partida.
[editar] Lei 6: Os árbitros assistentes
Deveres Serão designados dois árbitros assistentes, sempre submetido à decisão do árbitro o dever de indicar:- quando a bola sair completamente do campo de jogo
- a que equipe pertence o arremesso lateral ou se é pontape de baliza ou de canto
- quando deverá ser punido um jogador por estar em posição de fora-de-jogo
- quando for solicitada uma substituição
- quando ocorrer uma infração ou um incidente fora do campo visual do árbitro
- quando forem cometidas infrações em que os arbitros assistentes estejam mais perto da acçao que o arbitro (isso inclui em certas circunstâncias, infrações cometidas dentro da área penal)
- quando, nos pontapes de grande penalidade, o guarda-redes se adiantar além da linha de baliza antes de a bola ser chutada e se a bola ultrapassar a linha de baliza.
[editar] Regra 7: Duração da partida
A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de no máximo 15 minutos. O intervalo não deve exceder os 15 minutos. Um jogo interrompido definitivamente antes do seu termo deve ser repetido, salvo disposição contraria estipulada no regulamento da competição.[editar] Regra 8: O início e o reinício do jogo
Para começar será lançada uma moeda e a equipe que ganhe começará dando uma direção ao jogo.O tiro inicial é uma forma de iniciar e reiniciar o jogo.Se caso acontecer alguma falta ou infração o arbitro deixará cair a bola no lugar onde em que se encontrava quando foi interrompida a partida e o jogo será considerado reiniciado quando a bola tocar ao solo[editar] Regra 9: A bola em jogo e fora de jogo
A bola está fora de jogo quando:- Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;
- O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro.
- Rebater nas traves,travessões ou nas bandeirinhas de canto;
- Rebater no árbitro ou nos assistentes.
[editar] Regra 10: O gol
- Gols marcados "fora de casa";
- Prolongamento (prorrogação);
- Disputa de penaltis.
[editar] Regra 11: O impedimento
O impedimento ocorre quando um jogador da equipe que está atacando tem, entre ele e a linha de fundo, menos de dois jogadores da equipe adversária no momento em que seu companheiro lhe lança a bola. Não há fora de jogo:- Quando o jogador em posição irregular estiver na sua própria metade do campo;
- Quando o jogador que recebe a bola encontra-se atrás da linha da bola;
- Quando o jogador recebe a bola de um tiro de meta;
- Em arremessos laterais;
- Escanteios;
[editar] Regra 12: Faltas e conduta irregular
A falta é uma situação onde um jogador agride outro de um time adversário, e que poderá ou não ser aceita pelo árbitro, que decide se realmente aconteceu. Caso seja marcada a falta, as opções do árbitro são as seguintes:- Pontapé livre direto
- Penalti
- Pontapé livre indireto
- Sanções disciplinares
[editar] Regra 13: Tiro livre
Regulamenta os tiros livres diretos e indiretos. O tiro livre direto ocorre quando o jogador é autorizado a chutar para qualquer direção sem a ajuda de outro jogador. No caso do tiro livre indireto, é necessário que outro jogador toque na bola para que a esta seja considerada em jogo. Nos dois casos, a bola deve estar parada para que o juiz autorize a cobrança, os jogadores adversários devem estar a, no mínimo, 9,15m da bola e a cobrança deve ser feita no local onde a infração ocorreu.[editar] Regra 14: O tiro penal
[editar] Regra 15: O lançamento lateral
[editar] Regra 16: O Tiro de meta
O tiro de meta (português brasileiro) ou pontapé de baliza (português europeu) é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipe defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário.Um gol pode ser marcado diretamente a partir de um pontapé de baliza, mas apenas contra o lado do adversário (ou seja, um gol contra não pode ser marcado).
Essas são as 17 regras do futebol.
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